apresentação

Este espaço tem como missão registrar o processo de criação da teleperformance BOOT, que integra o projeto de mestrado da atriz e performer Vládia Queiroz, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e orientado pela Profª. Doutora Ivani Santana.

BOOT será realizada através de uma plataforma de interação e reconfiguração do corpo pelo espaço ciberdigital. O objetivo central é criar estratégias de interação capazes de possibilitar a reconfiguração do corpo no espaço ciberdigital, em tempo real, subvertendo as relações de poder geradas a partir dessa interação e conectando-as à mobilidade característica desse espaço.

Os procedimentos de criação se baseiam nos Laboratórios Corpo e Câmera e Ação Chatroulette, que vêm sendo desenvolvidos desde agosto de 2009, ambos com o intuito de articular arte e tecnologia. O Laboratório Corpo e Câmera vem explorando possibilidades de ação do corpo no espaço, tanto na relação com a câmera fixa, como na relação com a câmera acoplada ao corpo. O que muda nessas duas formas de relação? A resposta a essa pergunta é fundamental para se compreender as implicações das ferramentas tecnológicas na criação artística. E será analisada com muito cuidado no decorrer desta pesquisa. O Laboratório Ação Chatroulette investiga possibilidades de interação no ambiente do Chatroulette e pesquisa propostas realizadas por outros artistas como No Fun, de Eva e Franco Mattes, que coloca o usuário diante da possibilidade de ser testemunha de uma suicídio.

A estrutura do blog contém um Live Stream, pelo qual poderão ser visualizadas algumas experimentações em tempo real, em datas específicas; um chat para contato direto; caixa de pesquisa interna; marcadores; páginas de conteúdo estático (apresentação, projeto, laboratórios, plataforma, referências, contato); e links de instituições, artistas, grupos, periódicos, projetos artísticos, livros, artigos, entre outros.

Colocaremos à disposição de todos os passos mais importantes desta caminhada: suas encruzilhadas, suas dúvidas, seus enígmas e seus achados. Sintam-se à vontade para comentar, questionar e propor. Todo material publicado pode ser divulgado somente sem fins lucrativos, utilizando as referências específicas e sem qualquer alteração de seu conteúdo. Sempre que divulgar ou citar considere que se trata de um processo e portanto, postagens podem ser alteradas.

BREVE CURRÍCULO:

Vládia Queiroz é Bacharel em Artes Cênicas e integra o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpo, imagem, espaço. Iniciou no teatro em 1999, em Fortaleza-CE, onde fez o Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará e o Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura. Em 2002 mudou-se para Salvador, formou-se pela UFBA, e desde 2005 iniciou suas pesquisas sobre performance e cibercultura. Tem uma trajetória de trabalhos sempre vinculados às artes seja como atriz, performer, arte educadora, assistente de direção ou produtora. Atualmente investiga os seguintes temas: cultura ciberdigital, corpo, interação