equipe

VLÁDIA QUEIROZ
34 anos, atriz e performer

Mestranda

Bolsista Capes. Vládia Queiroz é Bacharel em Artes Cênicas (2007) pela Universidade Federal da Bahia.  Iniciou no teatro em 1999, em Fortaleza-CE, com o Prêmio Gasparina de atriz revelação no III FESTFOR.  Estudou no Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará e no Colégio de Direção Teatral do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, na mesma cidade. Tem uma trajetória de trabalhos sempre vinculados às artes seja como atriz, performer, poetiza, arte-educadora, assistente de direção ou produtora. Desde 2005 iniciou suas pesquisas sobre performance e novas mídias. Nestes últimos anos desenvolveu e/ou participou das performances e espetáculos: nem uma gota a mais (2005), VENDE-SE (2006), Viva o Povo Brasileiro (2007), O Pequeno Menino Ostra: uma ópera muda (2008), Corpo Vivo, Corpo Morto: um movimento de respiração (2008) e Corpo Tela (2009); e trabalhou como Gerente de Desenvolvimento do portal MAPAD2 (Mapa e Programa de Artes  em Dança Digital) (2009). Atulamente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia e integra o Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpo, imagem, espaço. Investiga os seguintes temas: corpo, cultura ciberdigital, interação e teleperformance. 

http://lattes.cnpq.br/7369580127553409



IVANI SANTANA
Professora  do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFBA

Orientadora

Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Ivani é MESTRE (2000) e DOUTORA (2003) em COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desde o inicio da década de 90 pesquisa a relação da dança com as novas tecnologias. Neste campo tem atuado intensamente, contando com expressiva produção artística e científica considerando o tempo da sua titulação no doutorado. Em 2006, pela apresentação de sua pesquisa no MONACO DANCE FORUM (MDF), Ivani recebeu o PRÊMIO UNESCO PARA PROMOÇÃO DAS ARTES - NOVAS TECNOLOGIAS e a RESIDÊNCIA ARTÍSTICA no renomado CENTRE CHOREGRAPHIQUE NATIONAL - PAVILLON NOIR, com direção artística do coreógrafo Angelin Preljocaj, em Aix-en-Provance, França. As criações de maior relevância em sua carreira são: Corpo Aberto (2001) resultado do mestrado e selecionado para o RUMOS Dança Itaú Cultural; Casa de Nina (2004), as danças telemáticas VERSUS (2005, entre 3 cidades brasileiras), Proyecto Paso (2006, entre 3 países), Nikonen, Paso ao Chile (2007 - entre 4 países) e (In)TOQue (2008 - entre 4 cidades brasileira), Pele (2002) criado na ResidIencia do Ateliê de Coreógrafos, "e fez o homem sua diferenca" junto ao GDC/UFBA, dentre outros. Ivani Santana tem participado dos importantes congressos e encontros de sua área de atuação como o MDF. Digital Culture, Radiator Art Media, TeDance, ISEA, Cibernetica, dentre outros. Ivani é autora dos livros: CORPO ABERTO: CUNNINGHAM, DANÇA E NOVAS TECNOLOGIAS (SP:FAPESP/EDUC, 2002) e DANÇA NA CULTURA DIGITAL (BA:FAPESB/EDUFBA,2006). Possui vários artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais tais como NOUVELLES DE DANSE (França) e INTERNATIONAL JOURNAL PF PERFORMANCE ARTS AND MEDIA DIGITAL (Inglaterra). Atualmente é Professora Adjunta 2 da Universidade Federal da Bahia, alocada no Instituto de Humanidades Artes e Ciências Prof. Milton Santos, no qual é também coordenadora da área de concentração em Artes e Tecnologias Contemporâneas. Ministra disciplinas na Especialização do Curso de Arte Educação da Escola de Belas Artes, assim como no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da UFBA. É líder do Grupo de Pesquisa Poética Tecnológica na Dança desde sua abertura em 2004 no qual participam alunos de graduação e de pós. Desde sua abertura o GP Poética desenvolveu vários projetos, muitos dos quais contemplados com bolsas e auxílios da FAPESB e do CNPq. As pesquisas estabelecem-se em duas linhas de pesquisa: DANÇA COM MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA E 2) ESTUDOS CONTEMPORÂNEOS DA DANÇA NA CULTURA DIGITAL. Tem experiência na área de ARTES, com ênfase em DANÇA, atuando principalmente nos seguintes temas: CORPO, TECNOLOGIA, COGNIÇÃO, DANÇA CONTEMPORÂNEA, CULTURA DIGITAL. O GP Poética fundou em 2009 o MAPA D2, Mapa e Programa de Artes em Dança Digital.


.

BRUNO NOBRU
28 anos, Psicólogo e Artista Independente

Sonoplasta

Nascido em São Paulo (SP), mudou-se para o sul de minas há sete anos. Trabalha em escolas e instituições com grupos terapêuticos e atendimento clínico. Em 2008, publicou um livro de poesia livre intitulado “tre-chos” e atualmente desenvolve projeto para divulgar os eventos culturais e artistas de Pouso Alegre (MG): http://www.culturapa.com.br/. Começou a estudar música em 1998, desde então experimenta criações sonoras com diferentes afinações de guitarra, colagens sonoras e música orgânica, com o intuito de criar diferentes possibilidades de arte e de vida. Participa do grupo experimental ‘rizomáticos’.