sábado, 10 de julho de 2010

Resumo do Projeto de Pesquisa

Um pequeno preâmbulo inicial

Como todo resumo de projeto de pesquisa em andamento este é um resumo provisório e reflete as preocupações atuais de investigação. A idéia é comungarmos desse momento atual, onde tudo parece estar em ebulição e transformação constante. Não há uma preocupação em seguir o limite de caracteres exigidos pela academia, apenas comunicar do que se trata a pesquisa, como vem se desenvolvendo e a que resultados parciais tenho chegado. Ao final encontrarão as referências bibliográficas utilizadas. Posteriormente colocarei uma barra de links no blog com os sites de referência.


A POESIA DE UM CORPUS EM REDE:
o corpo performático contemporâneo reconfigurado pelo espaço ciberdigital


RESUMO

A pesquisa desenvolvida nesse projeto tem por objetivo investigar a articulação do corpo do performer na formação do que aqui chamamos de Terceiro Corpo, tanto pelo viés da prática artística, com a criação de uma teleperformance; como pela análise de trabalhos de performers que atuam neste campo.

A noção de Terceiro Corpo é fundamentada pelo conceito de emboided das ciências cognitivas, onde corpo e ambiente estão implicados. Neste caso, tal relação (entre corpo e ambiente) propicia um olhar ampliado sobre as possibilidades de contaminação de estruturas diferenciadas que interagem de forma a gerar uma terceira estrutura, com características próprias.

Entendemos que a idéia de corpo ultrapassa sua constituição física e fisiológica e encarna seus desejos, suas elaborações de sentido e o espaço social e político no qual se insere. Ou seja, a definição de corpo aqui trabalhada nasce da interação do organismo com o mundo e os objetos, como nos sugere o neurocientista Antônio Damásio.

Observando como tais relações se dão em alguns trabalhos de teleperformance, destacamos três possíveis categorias de análise do Terceiro Corpo: o corpo visível ou imagético, o corpo sonoro e o corpo conceitual ou invisível. Por enquanto essas categorias servirão apenas para delinear as tendências de cada trabalho investigado, devendo ser aprofundadas em pesquisa de doutorado. Cada trabalho artístico pode, portanto, priorizar uma ou mais categorias aqui mencionadas, de acordo com seu propósito.

A epistemologia de pesquisa contempla conceitos da cultura visual (W. J. T. Mitchel, 2003), da cultura digital (Lev Manovich, 2000), das ciências cognitivas pela perspectiva do embodied (Lakoff & Johnson, 1999/2002; H. Maturana, 2006), os quais auxiliarão na analise das categorias mensionadas.

Em paralelo, vem sendo desenvolvidos laboratórios artísticos e tecnológicos. O primeiro laboratório consistiu na experimentação das possibilidades de relação entre o corpo e a câmera. O segundo laboratório está investigando possiblidades de jogo visual com interação em tempo real, através do Chatroulette . Este laboratório levantou algumas palavras-chaves - corpo, autobiografia e subversão - que embasaram os procedimentos a serem desenvolvidos no terceiro e último laboratório, que investigará as possibilidades da criação de uma plataforma interativa, com características randômicas, na qual usuário, performers e a própria plataforma interferem e reconfiguram corpos visuais ou imagéticos e sonoros. A teleperformance proposta a partir dessa plataforma tem como nome provisório BOOT, por sua ênfase na temporalidade virtual randômica, onde o provisório e a constante iniciação de novos processos de interação e reconfiguração são a máxima proposta.

Palavras-chave: ciberdigital, corpo, interação


REFERÊNCIAS


CASTELLS, Manuel. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra

CRITICAL ART ENSEMBLE. Distúrbio Eletrônico. São Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2001

DOMINGUES, Diana. Arte e Vida no século XXI: tecnologia, ciência e criatividade. São Paulo: Editora Unesp, 2003

GIANNETTI, Cláudia. Estética Digital: sintopía del arte, la ciência e la tecnologia. Barcelona: Associacióde Cultura Contemporânea L’Angelot, 2002

GOLDBERG, Roselee. A Arte da Performance: do futurismo ao presente; tradução Jefferson Luiz Camargo; revisão de tradução Percival Panzoldo de Carvalho; revisão técnica Kátia Canton. São Paulo: Martins Fontes, 2006

HAWKING, Stephen. Uma Breve História do Tempo. Lisboa: Gradiva, 1994

LAKOFF, George and JOHNSON, Mark. Philosophy in the Flesh: the embodied mind and its challenge to western thought. New York: Basic books, 1999

LAKOFF, George e JOHNSON, Mark. Metáforas da Vida Cotidiana. [coordenação de tradução Mara Sophia Zanotto]- Campinas,SP: Mercado das Letras; São Paulo: Educ, 2002

LÉVY, Pierre. Cibercultura; tradução de Carlos Irineu Costa. – São Paulo: Ed. 34, 1999

MANOVICH, Lev., The Language of New Media., Cambridge: MIT Press., 2000

MATURANA, Humberto. Cognição, Ciência e Vida Cotidiana. Cristina Magno Victor Paredes (org). Belo Horizonte: Editora Ufmg, 2006

MEDEIROS, Maria Beatriz de. Corpos Informáticos: arte, corpo, tecnologia. – Brasília: Ed. Pós-Graduação em Artes da Universidade de Brasília, 2006

MITCHELL, W., Me++: The Cyborg Self and the Networked City (Hardcover).,Massachussets: MIT Press, 2003.

MURRAY, Janet H. Hamlet Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural: Unesp, 2003

PRADO, Gilberto. Arte Telemática: dos intercâmbios pontuais aos ambientes virtuais multiusuário. São Paulo: Itaú Cultural, 2003

RÜDIGER, Francisco. Introdução às Teorias da Cibercultura: perspectivas do pensamento tecnológico contemporâneo. Porto Alegre: Sulina, 2003

SANTANA, Ivani. Dança na Cultura Digital. – Salvador: EDUFBA, 2006

WOOD, John (eds). The Virtual Emboided. New York: Routledge, 1998

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